quinta-feira, 30 de julho de 2009

like people in the movies

"A vida imita a arte". Com essa frase Globo-like fiquei pensando sobre a vida, a minha vida, a vida dos meus amigos, as vidas que se cruzam com a minha. Daí cheguei ao momento chave: será que a vida acontece como nos filmes? Dentre todos os personagens (incluindo figurantes), quem somos nós? Quem vai ter a mesma posição que a minha, ou a sua?

Será que independente do esforço colossal que você impõe ao seu trabalho, não importa o quanto outros tentam lhe desmerecer, um dia e inesperadamente alguém irá lhe valorizar, e daí você segue em função crescente, ao infinito? Será que um dia você percebe que não adianta muita coisa ter sucesso no estudo, ou no trabalho mesmo, se você não tem alguém pra compartilhar as vitórias?

Será que tudo o que a gente precisa na vida é de alguém que nos entenda, não importa o que façamos? Essa pessoa existe? Será que a outra metade estava a instantes de esbarrar em você, enquanto você estava desesperado demais procurando nos vários rostos bonitos do mercado? Felicidade depende realmente de ter alguém ao lado?

Quando lutamos muito por um amor, lutamos contra o mundo, estamos realmente prontos pra ir até o fim? Somos fortes o bastante? O outro é forte o bastante? Perceberemos que não deveríamos ter desistido quando é tarde demais e o motivo esvaiu-se? Valeu a pena lutar por tudo? E se a única motivação era justamente lutar, desafiar?

Vale a pena seguir algo por respeito (a quem quer que seja), mesmo que aquilo siga o contrário que você pensa? Vale manter uma máscara por quanto tempo? Estamos prontos para largá-la? O quão estamos sujeitos a grandes mudanças?! Quanto estamos dispostos a arriscar tudo o que temos, e que pode ter demorado pra conseguir, e tomar um novo rumo, mesmo que deixe marcas não desejáveis ao redor? Quando saberemos se realmente foi bom (ou não) mudar? Melhor, pensar demais nas consequências nos faz meros coadjuvantes?

Será que um dia iremos perceber que não adiantaria ter lutado de forma tão cansativa por um motivo que não escolhemos, por uma guerra que não escolhemos lutar? A vida seria uma sequência de insights e mudanças decisivas que escolhemos fazer? Árvore de possibilidades... destino, onde está você?

É fato que a vida é muito mais chata que tudo, é uma luta diária, algumas situações apenas são suportadas. Se a vida durasse duas horas, seria mais intenso (em todos os sentidos). Estaria o 'Fim' tão longe assim?

É fato também que, nos filmes, tiramos as lições que queremos aprender. Pode haver um conjunto de metáforas que passam despercebidas, que nos recusamos a ver; assim como na vida. E talvez essa seja a única certeza nisso tudo.

Talvez eu não ganhe o prêmio de pessoa mais otimista do ano

:T

4 comentários:

Mariana. disse...

serviu, em partes, pra mim essa reflexão. =)

Rebeca disse...

" Se a vida durasse duas horas, seria mais intenso (em todos os sentidos). Estaria o 'Fim' tão longe assim?" gostei



eu sempre comparo minha vida aos filmes, acho que isso é uma maldição para os cinéfilos como eu,"vc gosta de filmes, logo vc ñ vive". Não é legal viver num mundo de sonhos e fantasias q nunca vão se tornar real, de certa forma vc sempre vai acabar se fudendo.....
Eu já fiquei 1 dia inteiro na água esperando a orca willy chegar \o , desci uma ladeira gigantesca de bike p ve se voava como em E.T., tentei treinar meus cachorros p serem igual os da sessão da tarde, botei o nome do meu papagaio de polly, fiquei esperando uma coruja chegar e bater na minha porta com uma carta, tentei ter um amor de cinema,.... , por mais q eu tente desistir dessa vida, continuo com esses pensamentos de criança tola de q um dia meu filme vai ser um grande sucesso....

gustavo disse...

@mariana.:
tomara que tenha servido pra bem. um brainstorm num dia cheio de suposições ruins não tem muita chance de sucesso. bj

@rebeca:
coincidentemente -ou não- fiquei a manhã inteira pensando se minha consciência voltasse no tempo, em um momento específico, re-faria tudo de novo, do jeito certo. como interagir com as pessoas que o eu-presente conhece, mas que ainda não me conheceram? como prevenir aqueles que me importo de um perigo iminente?

acredite, isso durou horas (!!) e só parou quando eu coloquei o mp3 nas alturas. Definitivamente preciso de distração (com conteúdo, se não for pedir muito). bj

Thay Gomez disse...

"Será que a outra metade estava a instantes de esbarrar em você, enquanto você estava desesperado demais procurando nos vários rostos bonitos do mercado?"

Minha passagem favorita *.*

Não acho que felicidade dependa mais de ter alguém do lado do que de ter amor por si o suficiente pra deixar outra pessoa entrar na sua vida e ser uma soma, não uma peça repositória.
Compreensível?